O processo de içamento de módulos para o casco da plataforma oceânica P-53 está em fase final, e a previsão é de que esteja concluído até 1º de janeiro de 2008. A informação foi dada, ontem (27/12), pelo diretor de suporte corporativo à gestão da Quip S/A, Marcos Reis. Segundo ele, agora falta completar o içamento e instalação de um módulo de compressão de gás, que deve ser realizado nesta sexta-feira; a preparação para o levantamento do "flare", prevista para ocorrer entre os dias 31 deste mês e 1º de janeiro, e a instalação, dia 30, do flotador, que é uma parte do módulo de tratamento e separação de óleo.
Marcos Reis afirma que o içamento está ocorrendo dentro da cronologia original estabelecida pela Quip, empresa responsável pela construção de módulos e integração destas estruturas no casco da P-53. "O levantamento das estruturas foi iniciado em 15 de novembro com a previsão de ser completado em 70 dias, já considerando as vertentes normais de um processo destes, como condições de vento, maré e problemas operacionais, entre outros, mas será concluído em 50 dias. Em termos de Brasil, é um recorde", disse Reis, acrescentando que o trabalho de interligação dos módulos em cima da plataforma também já foi iniciado.
Como o içamento e instalação de módulos de um lado da plataforma já foi concluído, a interligação está ocorrendo nesta parte. Ao todo, serão instaladas 14 estruturas na P-53, sendo sete de um lado e sete do outro. Alguns módulos têm duas ou mais partes. Em torno de 2000 trabalhadores atuam na interligação, divididos em três turnos de trabalho. Pela manhã e à tarde, acontece a produção, enquanto à noite são realizados testes, controle de qualidade e preparação da logística para o trabalho que irá ocorrer no dia seguinte.
A previsão, conforme Reis, é que a interligação dos módulos, que completa o processo de integração (içamento mais interligação), seja concluída entre o meio de junho e início de julho de 2008. A P-53 deverá entrar em operação, no Campo de Marlim Leste, em outubro do próximo ano.
(Por Carmem Ziebell
, Jornal Agora, 28/12/2007)