A Rússia entregou nesta sexta-feira (28/12) ao Irã a segunda carga de combustível nuclear para a central de Bushehr, segundo informações da empresa que está construindo a usina às margens do Golfo Pérsico. "O combustível já está nas instalações de Bushehr, sob controle de inspetores da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica)", disse à Efe Irina Yesipova, porta-voz da AtomStroyExport, empresa responsável pela usina.
A porta-voz disse que esta segunda remessa é composta por 24 contêineres, que foram selados semanas antes por inspetores da AIEA, numa indústria química na cidade russa de Novosibirsk. Eles também instalaram equipamentos de vídeo para evitar qualquer adulteração durante a travessia.
A AtomStroyExport entregou quase 80 toneladas de combustível nuclear ao Irã no dia 17 de dezembro. A empresa deve enviar no total cerca de 180 contêineres de urânio 235 enriquecido em até 3,62% nos próximos dois meses. A Rússia afirma que recebeu "garantias adicionais por escrito de que o combustível será usado exclusivamente na usina elétrica nuclear de Bushehr".
Especialistas russos afirmam que o grau de enriquecimento é inferior ao alcançado pelos especialistas iranianos. Assim, o urânio russo não contribui para o processo de enriquecimento desenvolvido no Irã com possíveis fins militares.
Moscou e Teerã assinaram em 2005, com a aprovação da AIEA, um protocolo adicional sobre a devolução do combustível nuclear usado na central de Bushehr. O objetivo do documento era eliminar as dúvidas na comunidade internacional sobre um possível uso do urânio para a produção de armas nucleares. Recentemente, a AtomStroyExport anunciou que Bushehr entrará em funcionamento no fim de 2008.
(
Folha Online, 28/12/2007)