O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou ontem (27/12) o financiamento da construção do terceiro trecho do Gasene, duto que integrará as malhas do Nordeste e do Sudeste, com R$ 4,51 bilhões. O gasoduto Cacimbas (ES) - Catu (BA) contará com 946 quilômetros de extensão e deverá ser concluído em dezembro de 2009.
O Gasene é um dos projetos de infra-estrutura incluídos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). O BNDES assinou contrato com o China Development Bank para obter parte dos recursos do financiamento (US$ 750 milhões).
O contrato de financiamento do gasoduto foi assinado pelo vice-presidente do banco estatal, Armando Mariante, e pelo diretor financeiro, Maurício Borges Lemos, com a presença do embaixador da China, Chen Duqing.
A Petrobras contratou a empresa estatal chinesa Sinopec Group para a execução da obra. A empresa já é responsável pelas obras do segundo trecho do Gasene, entre Cabiúnas e Vitória (300 km). As obras deste trecho serão concluídas em janeiro de 2008.
Segundo a Petrobras, o trecho Cacimbas - Catu permitirá o transporte de até 20 milhões de metros cúbicos por dia de gás para o Nordeste.
De acordo com a estatal, esse volume adicional representa quase o dobro do que a região consome atualmente.
Integração
O Gasene será responsável pela integração da malha de gasodutos das regiões Sudeste e Nordeste e permitirá a entrada no mercado nacional da produção de gás natural da bacia do Espírito Santo.
A realização das obras proporcionará também o aumento na oferta de gás para geração de energia elétrica, que chegará a 1.597 MW (megawatts) em 2010. Atualmente, a produção de energia elétrica a gás natural na região é de 221 MW.
(Folha de S. Paulo, 28/12/2007)