Um problema técnico adiou para esta sexta-feira (28/12) a divulgação do terceiro boletim de balneabilidade - relatório que aponta a qualidade da água para banho nas praias do Paraná. A informação foi divulgada ontem pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos no site oficial do governo do estado.
Na quarta-feira (26) o laboratório da Diretoria de Estudos e Padrões Ambientais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), responsável pela análise da qualidade da água para banho no litoral, constatou problemas técnicos no equipamento que analisa os resultados. De acordo com o secretário estadual do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, o problema já foi solucionado e o equipamento está funcionando normalmente.
"Este imprevisto resultou em um atraso de um dia na divulgação dos resultados, mas isso não afetará os veranistas que passarão o Ano Novo no litoral do Paraná", garantiu Rasca.
Todas as quintas-feiras, o IAP divulga a qualidade da água na orla paranaense, onde são avaliados o índice de coliformes fecais e as áreas consideradas "de risco" para banho no litoral. O último boletim mostrou que seis pontos, do total de 43 que são monitorados, estavam impróprios para banho. Os boletins podem ser conferidos no site do IAP e da Secretaria Estadual do Meio Ambiente, além das barracas de balneabilidade e por panfletos distribuídos em locais estratégicos.
(
Gazeta do Povo, 28/12/2007)