A poluição do ar era tamanha na quinta-feira (27/12) em Pequim, que a população da cidade foi aconselhada a não sair de casa, o que contradiz as afirmações do governo de que a qualidade do ar melhorou na capital, sede dos Jogos Olímpicos de 2008.
"É tão ruim como pode ser", declarou à AFP a porta-voz da agência de proteção ao meio ambiente de Pequim, que indica que a qualidade do ar está no "nível 5, o pior índice de contaminação atmosférica".
Quinze das 16 estações de medição da poluição na cidade de Pequim registraram qualidade do ar de nível 5, segundo o site da agência, que explica que o ar está contaminado principalmente por partículas em suspensão, geralmente atribuídas à combustão do carvão e aos gases despejados pelos automóveis.
O ministro da Informação, Cai Wu, afirmou à imprensa nesta quinta-feira que o meio ambiente passa por uma melhora em Pequim e que tem "plena confiança" em Jogos não poluídos. "As pessoas mais velhas e as crianças devem reduzir suas atividades ao ar livre", aconselhou a porta-voz da agência de proteção do meio ambiente.
(Yahoo Brasil,
Ambiente Brasil, 28/12/2007)