A mineradora Vale do Rio Doce deixou de vender minério de ferro para a Usina Siderúrgica do Pará (Usipar), no município de Barcarena, próximo a Belém. A decisão foi tomada pela Vale logo depois que a Secretaria de Meio Ambiente do Pará suspendeu a licença ambiental da usina. A empresa é acusada de responsabilidade na contaminação do Rio Arienga, próximo à siderúrgica.
A Vale suspendeu a venda de minério de ferro na quarta-feira (26/12). A companhia informou que vai deixar de fornecer o produto a qualquer empresa que descumpra as obrigações ambientais.
Em nota à imprensa, a Usipar informa que a decisão do governo paraense foi temporária e que a Justiça estadual já revogou a suspensão da licença. A Usipar alega ainda que vê com espanto a interrupção do contrato com a Vale, porque toda a documentação ambiental necessária foi encaminhada para o departamento comercial da mineradora no último dia 17.
Em outubro, a Vale cortou o fornecimento para oito guseiras (usinas que beneficiam o ferro-gusa) em três estados: Pará, Maranhão e Tocantins. O ferro-gusa é usado na fabricação do aço e de outros materiais como o ferro fundido.
(Por João Porto, Agência Brasil, 27/12/2007)