O ano de 2007 foi um período de êxito para a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Nos últimos 12 meses, 94 órgãos aderiram ao programa, comemora Patrícia Grazinoli, coordenadora da Comissão Gestora, instituída em 2004 pelo MMA para implementar a A3P em órgãos da administração pública. Ela informa que atualmente já são mais de 300 casos de adesão ao programa.
A Agenda A3P foi criada em 1999, pelo MMA, para - por meio de novos padrões de produção e consumo - estimular a sustentabilidade socioambiental na administração pública. Sua premissa básica é minimizar os impactos das práticas administrativas e operacionais sobre o meio ambiente, promovendo o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos e o manejo adequado do lixo gerado. Cinco anos (e muitas adesões) depois, viu-se o surgimento da Rede A3P, feita de parceiros que, com base no programa original, passaram a trocar experiências e criar suas próprias iniciativas bem-sucedidas.
"Essas idéias inovadoras serão reunidas em um novo manual de boas práticas em A3P", revela Patrícia, ao enumerar algumas ações do programa para 2008 - entre elas a criação de uma "certificação A3P" para marcar adesões; a instituição de um prêmio nacional para exemplos exitosos de implementação da A3P; e a elaboração de um novo vídeo para estimular a formação de servidores. "Além disso, procuramos manter nosso site sempre atualizado", afirma Patrícia.
A coordenadora lembra que a adesão ao A3P é voluntária, mas que - com oficinas de capacitação, palestras, fóruns e manuais, por exemplo - o MMA oferece toda a assistência técnica a quem quiser implementar o programa. "E, por ser muito aberto, o programa pode até ser adotado também pela iniciativa privada", observa.
No momento, integram a Rede A3P órgãos e instituições tão diferentes quanto o Banco Central, o Tribunal Superior do Trabalho e a Imprensa Nacional, em Brasília; o Jardim Botânico e a Casa da Moeda, no Rio de Janeiro; e as prefeitura de Recife e de Caruaru, em Pernambuco, para citar apenas alguns parceiros.
Em novembro, Patrícia Grazinoli representou a ministra Marina Silva na cerimônia de entrega do 2º Prêmio Agenda Ambiental na Administração Pública, concurso promovido pela Prefeitura de Rio Branco, no Acre, para estimular as boas práticas ambientais na gestão municipal. O primeiro lugar ficou com a Secretaria Municipal de Saúde, que, ao longo do ano, soube implementar a coleta seletiva de lixo, a economia de energia e a reutilização do papel, por exemplo.
(Por Grace Perpetuo, Ascom MMA, 27/12/2007)