Em solenidade realizada na manhã desta quinta-feira (27/12), na Prefeitura de Bento Gonçalves, o presidente da Corsan, Mário Freitas, entregou ao prefeito Alcindo Gabrielli o Projeto Executivo para implantação do sistema de coleta e tratamento de esgotos do município e também assinou documento dando a ordem de início às obras de reforço da rede de distribuição de água tratada dos distritos de Tuiuty e São Valentim.
Conforme Mário Freitas, o Projeto Executivo de esgotamento sanitário, elaborado pelos técnicos da Corsan, custou R$ 700 mil e é o marco inicial para que a prefeitura possa encaminhá-lo à Câmara de Vereadores para a realização de audiência pública. "Queremos que a comunidade debata amplamente nossa proposta de investimentos em obras de saneamento e avalie o contrato de programas da companhia. Acredito que o volume de investimentos trarão melhor qualidade de vida à população em termos de preservação ambiental e mais garantia em relação ao abastecimento de água", destacou.
O projeto prevê a divisão do município em três bacias e oito sub-bacias hidrossanitárias: Bacia do Barracão, Bacia do Burati e Bacia dos Vinhedos. A Corsan irá construir 11 estações elevatórias e 13 estações de tratamento de esgotos (ETEs) simplificadas, além da implantação de 566 km de redes coletoras. Também deverão ser instaladas duas ETEs principais - uma na Bacia do Burati e outra na Bacia do Barracão.
Em relação ao abastecimento, Mário Freitas disse que o crescimento populacional de Bento Gonçalves foi considerável e em especial o Bairro São Roque, que teve taxa de 16,72%, conforme censo do IBGE de 1996 a 2000. "Da mesma forma os distritos de Tuiuty e São Valentim, onde se concentraram vinícolas, como a Salton, que na safra consome 4.000 m³/mês, indústrias moveleiras, vinicultores e loteamentos", explicou.
Segundo o dirigente, "este projeto que autorizamos o início hoje, de execução das obras do reforço da rede de distribuição de água tratada dos distritos de Tuiuty e São Valentim, demandará uma vazão total de 17 l/s, o equivalente a 1.200 economias e terá investimentos com recursos próprios da companhia na ordem de R$ 431.351,36".
Para o prefeito Gabrielli, "o município está fechando o ano com chave de ouro devido às obras anunciadas de abastecimento de água que ajudarão as empresas que colaboram para o crescimento do Estado. Mas, principalmente, com este projeto executivo para as obras de esgoto que trarão melhor qualidade de vida para todos. Lembro que dos 496 municípios gaúchos, apenas três ganharam o Prêmio de Responsabilidade Social, por iniciativas de proteção ambiental e Bento Gonçalves está entre eles", ressaltou o prefeito.
(Ascom Governo do Estado do RS, 27/12/2007)