O Governo do Estado, através da Companhia Paraibana de Gás - PBGÁS concluiu, recentemente, as negociações com a Petrobrás, garantindo o abastecimento de gás natural na Paraíba no período 2008 a 2012.
Apesar do cenário de restrição da oferta do gás natural no País para o período 2008 a 2010, a Paraíba tem assegurada a continuidade do fornecimento do gás natural para consumo pelos diversos segmentos (industrial, automotivo, residencial e comercial).
Com a assinatura do Termo de Compromisso a ser formalizado entre as duas empresas, algumas vantagens são asseguradas a PBGÁS: nova política de preço, mantida a trimestralidade do reajuste; o repasse do reajuste previsto para janeiro próximo e que está sendo praticado por outras distribuidoras de gás natural fica postergado para o mês de fevereiro/08 e num percentual menor; e garantia do suprimento contínuo ao mercado paraibano para todos os segmentos consumidores.
O presidente da PBGÁS, Manoel de Deus Alves, informou que, para garantir efetivamente o atendimento da demanda sem interrupção, a companhia está selecionando o fornecedor para instalação de uma planta alternativa ao gás natural no Distrito Industrial de João Pessoa. "Esta planta assegurará, no caso de uma possível redução do fornecimento de gás natural pela Petrobras, o atendimento ao parque termelétrico, a continuidade do fornecimento do gás aos seus clientes, sem redução de volume nem interrupção", afirmou.
Para Manoel de Deus, este fato, aliado a outros acontecimentos ocorridos durante o exercício de 2007, representa para a administração da PBGÁS evidências de um ano de realizações positivas. "As ampliações da rede de distribuição de gás natural para atendimento a diversos clientes em João Pessoa e Campina Grande foram concluídas; a política de interiorização apresentou resultados positivos com o atendimento a um Posto de GNV na cidade de Remígio, outro em Caldas Brandão (Cajá) e a conclusão, em conjunto, com a Petrobras, do City gate de Mamanguape que, atualmente em testes, permitirá suprir a demanda de GN, especialmente de GNV na região polarizada por aquela cidade", enumerou.
Ainda como balanço positivo das realizações de 2007 a PBGÁS registra o início de implantação do projeto residencial e comercial na cidade de João Pessoa, disponibilizando um novo serviço, de forma pioneira, para a capital do Estado, com os primeiros clientes sendo atendidos já a partir do início de Janeiro de 2008.
- Ainda de forma positiva – continuou o dirigente - a empresa celebra o crescimento em 2007 do volume de GN distribuído no Estado, representando um avanço médio de 16,7% em relação ao ano de 2006. Neste exercício de 2007 a empresa também registra um outro fato importante, quando ultrapassou a marca de 400.000m3 /dia distribuído. Com a recente conclusão do seu Plano Estratégico e do Plano de Negócios 2008-2012, existe uma sinalização concreta para 2008, com avanços significativos, dentro de uma convivência harmoniosa e criativa, com o cenário de restrição da oferta do GN no mercado brasileiro.
Finalizando, o presidente Manoel de Deus destacou que esse cenário otimista prevê "um ano de 2008 cheio de boas energias para a Paraíba, principalmente com o gás natural".
(
Correio do Paraíba, 27/12/2007)