A prefeita de Esteio, Sandra Silveira, assinou, nesta quarta-feira (26/12), na sede da prefeitura, o Contrato de Programa com a Corsan, renovando por um período de mais 25 anos a prestação dos serviços da Companhia. Este é o 29º contrato renovado com prefeituras nos últimos meses.
"Este é o melhor caminho, a melhor via para as prefeituras, mesmo aquelas, que como eu, no início da administração, queriam municipalizar os serviços de água, vêm neste novo formato de contrato a possibilidade e a garantia de futuros recursos para as obras de esgoto em seu município. É a única maneira de adquirir verbas suficientes para esta área", observou a prefeita de Esteio.
O diretor-presidente da Companhia, Mario Freitas, disse à prefeita Sandra que, a partir da assinatura do Contrato de Programa, a Corsan estará habilitada a realizar investimentos em esgotamento sanitário, prestando mais este importante serviço para a população.
"Este contrato, que foi elaborado em conjunto com a Agergs (Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados), a Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS) e com interveniência do Ministério Público, é um instrumento que garante a qualidade dos serviços prestados aos municípios e possibilitará futuros investimentos no sistema de coleta e tratamento de esgotos", ressaltou Mário Freitas.
O presidente disse ainda que, em relação ao índice de qualidade da água do município, este é superior a 85,6 %, sendo que acima de 80% a água é considerada excelente para o consumo. "Os prêmios PGQP 2007 e o Troféu Quíron Prata Nível II do PNQS 2007, recebido pela Unidade de Saneamento de Esteio são a prova do bom serviço prestado à comunidade", observou Mário Freitas.
Conforme o secretário Marco Alba, por determinação da governadora Yeda Crusius a Corsan está promovendo uma revolução no saneamento básico. "A Companhia vem garantindo há anos a qualidade dos serviços de abastecimento de água nas 319 localidades em que atua, mas tem baixos índices nos serviços de esgotamento sanitário. Apenas 13% dos municípios atendidos possuem tratamento de esgoto. Nossa meta é alcançar 30%, duplicando o número de domicílios com esse serviço, até o final deste governo", afirmou o secretário.
Marco Alba disse ainda serão feitos investimentos no sistema integrado de esgoto de Esteio e Sapucaia do Sul na ordem de R$ 105 milhões, através de recursos do Orçamento Geral da União, obtidos com o PAC. "Após o término das obras, Esteio será um referencial no Brasil, pois terá cerca de 90% dos esgotos coletados e tratados, que representará maior qualidade de vida, saúde pública e preservação do ambiente", destacou, acrescentando que na próxima sexta-feira (28) será assinado o contrato com os repasses dos recursos da CEF para o início das obras possivelmente no final de fevereiro e início de março de 2008.
(Ascom Governo do Estado do RS, 26/12/2007)