Mais de 2 mil pessoas serão beneficiadas com a obra, que teve ordem de serviço assinada
A comunidade do loteamento Morada dos Eucaliptos (Marisol) prestigiou o prefeito Jair Foscarini na tarde desta quarta-feira (26)durante assinatura da ordem de serviço para início das obras de rede coletora, estação de tratamento de esgoto e pavimentação asfáltica da avenida Octávio Oscar Bender e Rua Quatro. Nem o sol forte e o calor impediram os moradores de participarem da cerimônia que representa mais saúde e qualidade de vida para as cerca de 2.300 famílias que até então não eram beneficiadas com saneamento básico e que, em um ano, terão o serviço em suas casas.
"Este é o primeiro loteamento popular de Novo Hamburgo que contará com tratamento de esgoto separado (cloacal e pluvial)", comemorou Jair que também anunciou mais melhorias para o local em 2008, como a construção de uma escola de educação infantil. A obra no Marisol, orçada em R$ 3,5 milhões, deve iniciar no dia 7 de janeiro e tem previsão de término em um ano. Com ela, a cidade passará a contar com 4% de esgoto tratado.
"Vamos oferecer uma vida melhor para esta comunidade que merece um pouco mais de dignidade", destacou o vice-prefeito Raul Cassel, que acompanhou o prefeito nesse importante momento para a saúde pública de Novo Hamburgo. Ele elogiou o prefeito por estar fazendo um obra que não aparecerá por ficar embaixo da terra. "O que será feito será enterrado, mas representará mais saúde, o que mostra que nosso prefeito está apostando no que a comunidade realmente precisa".
O diretor-presidente da Comusa, Renato Pilger, destacou a relevância do investimento. "Este ato representa um marco no saneamento de Novo Hamburgo, sendo aqui a primeira obra de implantação de sistema separador absoluto de esgoto, devendo beneficiar em torno de 6 mil pessoas", disse. Segundo ele, a obra no Marisol é o início de uma série de outras melhorias relativas a saneamento para a cidade. Na semana passada a Prefeitura assinou convênio com o Ministério das Cidades dentro do Programa Saneamento para Todos e que prevê cerca de R$ 30 milhões em obras de saneamento no arroio Luiz Rau. "Com isso vamos atingir com saneamento cerca de 130 mil pessoas", disse Pilger.
Segundo ele, Novo Hamburgo trata atualmente, apenas 2% de seu esgoto e a obra no loteamento Morada dos Eucaliptos vai representar mais dois pontos percentuais neste índice, que passará a 4%. Já o convênio com o Ministério das Cidades vai permitir tratar mais 51% do esgoto, totalizando 55%. "Em três anos vamos saltar de dois para cinquenta e cinco por cento de esgoto tratado. Isso é histórico e inédito em Novo Hamburgo. Jamais houve obra neste nível". O titular da secretaria de obras (Semop), Carlos Miguel Hennemann também comemorou a obra que segundo ele é uma antiga reivindicação dos moradores. O recurso para sua execução será do Município e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
"Nossa comunidade sempre acreditou na administração do prefeito Jair Foscarini", disse o presidente da Associação dos Moradores do Loteamento Morada dos Eucaliptos, João França. Para ele, o início das obras de esgoto é o melhor presente de ano novo que a comunidade poderia receber, dando fim a uma luta de aproximadamente três anos de reivindicações. "O esgoto não só é importante como muito necessário em nosso loteamento", afirmaram as vizinhas Vera Regina Gonçalves, dona de casa, e Zenaide Bernardi de Oliveira, serviços gerais. Segundo elas, além do mal cheiro, os moradores sofrem muito com os mosquitos, principalmente no verão.
O vigilante Florentino Silva também comemorou a notícia do início das obras. "Acho muito bom. Para nós isso representa uma grande coisa, pois estamos com os esgotos das casas estourados". A assinatura da ordem de serviços ocorreu em cerimônia realizada na avenida Octávio Oscar Bender, esquina com Rua Quatro. Além de diversos secretários, o ato contou com a presença de Raul Alves de Andrade, representante da empresa C.C. Pavimentadora Ltda., vencedora da licitação e que executará as melhorias.
(Jornal NH, 26/12/2007)