Vale suspende fornecimento de minério para Usipar
A Vale suspendeu ontem o fornecimento de minério de ferro para a Usina Siderúrgica do Pará (Usipar) "por descumprimento da legislação ambiental". Segundo a nota da mineradora, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Pará (Sema) interditou as operações de produção de ferro gusa da Usipar por não respeitar os critérios ambientais previstos em sua Licença de Operação.
De acordo com a Vale, em outubro de 2007, com base em cláusula contratual comercial, oito guseiras do Pará, Maranhão e Minas Gerais - Cosipar, Fergumar, Simasa, Usimar, Ibérica, Itasider, Viena e Sinobras (ex-Simara) - foram acionadas na Justiça pelo Ibama por terem passivos ambientais e/ou autuadas pelo Ministério do Trabalho por exploração do trabalho em condições análogas à de escravo.
Das oito empresas questionadas, a Vale rescindiu o contrato de fornecimento de minério de ferro para quatro guseiras, que não conseguiram comprovar o cumprimento das legislações ambiental e trabalhista: Cosipar, Fergumar, Simasa e Usimar. Por ordem judicial, a Vale foi obrigada a voltar a fornecer minério à Fergumar. A companhia, porém, recorreu da decisão judicial e aguarda julgamento.
A Vale solicitou, ainda em outubro, à Ibérica, Itasider, Viena e Sinobras que enviassem documentos suplementares para a comprovação da conformidade com as legislações trabalhista e ambiental. No dia 5 de dezembro, a Vale suspendeu o fornecimento de minério para a Usina Siderúrgica Itaminas (Itasider), de Minas Gerais, "suspensão esta que será mantida uma vez que esta empresa não conseguiu comprovar, com documentação complementar enviada em 13 de dezembro, plena regularidade perante a legislação trabalhista", diz a mineradora.
Segundo a Vale, a Sinobras e Viena apresentaram documentação que "comprovou sua conformidade legal e tiveram o fornecimento de minério mantido". A Ibérica, apesar de ter tido o fornecimento suspenso por uma semana, "ao final também conseguiu comprovar sua regularidade e teve seu fornecimento de minério restabelecido".
(A Tarde, 26/12/2007)