O Programa de Educação Ambiental Compartilhado (PEAC), executado pelas Secretarias Estaduais do Meio Ambiente (Sema) e da Educação, dará início a sua segunda fase em março de 2008.
Reunião realizada na sexta-feira (21/12) na Sema definiu que em 27 de março, na Fiergs, será assinado o convênio com entidades parceiras para a próxima etapa do PEAC. Na ocasião, será apresentado o plano de trabalho do Programa em seminário onde cada empresa parceira fará exposição de sua gestão ambiental, especialmente das ações voltadas à educação ambiental.
O convênio é embasado na cooperação técnica, científica e financeira entre os partícipes, a fim de implementar a fase dois do PEAC. O Programa busca a formação de agentes prevencionistas e a execução de projetos socioambientais, visando à difusão de uma cultura de prevenção e ao desenvolvimento sustentável para a melhoria da qualidade de vida da população.
Além da Sema e da Secretaria de Educação, assinarão o convênio como executoras do PEAC a Gerdau, Borrachas Vipal e Aracruz - renovando a participação, Votorantim e Copesul, que passam a integrar o Programa.
São co-executores a Federação das Associações e Círculos de Pais e Mestres do RS (ACPM), Fepam, Fundação Zoobotânica do RS, Corsan, CEE Distribuição e Geração&Transmissão e Secretaria Estadual da Agricultura/Emater.
As apoiadoras são Fiergs, Famurs, Farsul, Federação das Cooperativas Agropecuárias do RS (Fecoagro), Caixa RS e Secretarias Estaduais da Saúde/Centro de Vigilância em Saúde (CEVS), do Turismo, da Cultura e do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais.
(Assecom Sema, 26/12/2007)