A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e a Prefeitura de Santos oficializaram um Termo de Cooperação Técnica, com o objetivo de intensificar o monitoramento da qualidade das praias santistas. Através do acordo, assinado na quinta-feira (20/12) pelo presidente da Cetesb, Fernando Rei, e o prefeito João Paulo Tavares Papa, de Santos, as praias passarão a contar, a partir do verão 2008, com duas coletas semanais para verificar os índices de balneabilidade. A agência ambiental paulista também oferecerá capacitação técnica para a acreditação do Laboratório de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Santos junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro.
“A concretização desta parceria é apenas o reconhecimento do profissionalismo dos técnicos e a qualidade analítica do laboratório santista”, afirmou Fernando Rei, que aproveitou a oportunidade para anunciar ao prefeito, a intenção da Cetesb em modernizar o sistema de sinalização da qualidade das praias que hoje é feito por bandeiras verde e vermelha, substituindo-as por totens luminosos. "Este projeto está sendo desenvolvido em parceria com uma empresa privada", ressaltou Marcelo Minelli, diretor de Engenharia, Tecnologia e Qualidade Ambiental da Cetesb.
Para o prefeito João Paulo Tavares Papa, a população e os turistas que freqüentam as praias de Santos serão os principais beneficiários do acordo de cooperação. A divulgação dos dados será feita pela Cetesb, através de dois boletins semanais, obedecendo os critérios utilizados para a qualidade das praias dos demais municípios do litoral
paulista. As praias que terão o monitoramento intensificado serão as do Boqueirão, da Ponta da Praia, de Aparecida, do Embaré, do Gonzaga, da Pompéia e de José Menino.
(Por Renato Alonso, Ascom Cetesb, 21/12/2007)