O Departamento de Educação Ambiental (DEA) do Ministério do Meio Ambiente divulgou na sexta-feira (21/12) o relatório elaborado a partir da participação do MMA na IV Conferência Internacional de Educação Ambiental Tbilisi +30, realizada entre os dias 26 e 28 de novembro na cidade de Ahmedabad, na Índia. Participaram do evento 1.200 pessoas, representando 78 países. Em resultado da conferência, foi aprovada a Declaração de Ahmedabad 2007: uma chamada para ação, com o subtítulo Educação para a Vida: a Vida pela Educação.
No contexto da Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável - período entre 2005 e 2014 instituído pela Assembléia Geral da ONU, em 2002 -, a conferência teve como tema central a Educação Ambiental para um Futuro Sustentável - Parceiros para a Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável. O evento marcou os 30 anos da realização (em Tbilisi, na Geórgia, em 1977) da Conferência Intergovernamental sobre Educação Ambiental, cuja declaração final contém princípios e objetivos que servem de referência até hoje.
Na conferência, o Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA) apresentou duas pautas: a realização da 2ª Jornada do Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis e Responsabilidade Global; e a proposta da Conferência Internacional Infanto-Juvenil pelo Meio-Ambiente: Vamos Cuidar do Planeta - Brasil 2010 . O Órgão Gestor atuou também em debates dos GTs e dos grupos de redação da Declaração de Ahmedabad, contribuindo para suas recomendações - que incluem a proposta de criação de um Fundo Planetário para grandes campanhas e ações de comunicação e educação ambiental.
(Por Grace Perpetuo, Ascom MMA, 21/12/2007)