Heissler: “Algumas coisas equivocadas são feitas até pela Prefeitura porque não temos como orientar outras secretarias”Essa semana o prefeito Almedo Dettenborn recebeu e aceitou o pedido de exoneração do engenheiro agrônomo Fernando Heissler, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O assessor atuava na pasta desde meados de 2005 e pediu para deixar o cargo por “falta de estrutura física e humana” na secretaria.
Heissler explica que a Semma precisa de no mínimo mais dois profissionais: um para o setor administrativo e outro para fiscalização. Além disso, hoje a secretaria dispõe de pouco espaço, o que acaba prejudicando o atendimento à população. “Uma equipe era pra ser formada, mas não conseguimos formar. Não estamos conseguindo atender as pessoas como a gente gostaria”, afirma.
Hoje, explica o engenheiro agrônomo, a secretaria trabalha quase exclusivamente com licenciamentos ambientais por causa do déficit de pessoal. Áreas que deveriam receber atenção, como educação ambiental e até mesmo fiscalização, acabavam sendo deixadas de lado.
Outro motivo alegado por Heissler para solicitar exoneração foram questões legais. “Estava começando a haver muitos problemas”, diz, explicando que como não havia uma fiscalização efetiva, a Semma acabava sendo cobrada por outras instituições, como o Ministério Público, a respeito de problemas e crimes ambientais. “Algumas coisas equivocadas são feitas até pela Prefeitura porque não temos como orientar outras secretarias”, completa.
O ex-secretário de Meio Ambiente esclarece ainda que sua saída da Semma também é uma forma de “dar espaço para outra pessoa fazer o que a gente não estava mais conseguindo fazer. O meio ambiente precisa disso, precisa que alguém trabalhe por ele”.
SECRETÁRIOOficialmente, o secretário municipal de Meio Ambiente é João Léo Gassen. Porém, na prática Fernando Heissler é que tem respondido pela pasta. “Quem respondeu sempre pela Semma fui eu. Por um período fui secretário, mas mesmo quando o João assumiu continuei respondendo”, explica.
Agora, com a saída da secretaria, Heissler planeja se dedicar à empresa da qual é sócio, a Tecnicy Ambiental, situada em Lajeado com escritório em Montenegro.
PDTO presidente do PDT e vice-prefeito Airton Artus confirmou a saída do assessor Fernando Heissler da Secretaria do Meio Ambiente. “A saída está relacionada com dois aspectos. O primeiro é a decisão do PDT de assumir uma posição de independente na administração e o outro se refere a dificuldades materiais e humanas na secretaria. A exoneração foi analisada, amadurecida e aprovada pelo partido”, disse o dirigente.
(
Folha do Mate, 26/12/2007)