Moradores tentam driblar o mau cheiro causado pelo acidente
Desastre na Avenida Pinheiro Machado mobilizou Corpo de Bombeiros de Estrela e prefeitura na tarde de sábado
Bom Retiro do Sul - O caminhão de carga Mercedes-Benz, placas IJG-8647, de Cruzeiro do Sul, vazou cerca de 500 quilos de resíduo para graxaria na tarde de sábado na Avenida Pinheiro Machado, no Centro da cidade. O veículo pertence à empresa Faros. Segundo o inspetor Marco Soto, o acidente interrompeu meia pista da Avenida em cerca de 400 metros. Foram mobilizados mais de 20 funcionários da prefeitura, além do Corpo de Bombeiros de Estrela, dois policiais civis e quatro brigadianos. "Vários comerciantes tiveram que fechar suas portas por causa do mau cheiro", comenta Soto.
O motorista Antônio Caetano explica que os engates da porta traseira quebraram durante o trajeto, deixando a carga escorrer. Ele carregava resto de salsicha e mortadela a granel da empresa Perdigão. O destino da carga era a sede da Faros, em Cruzeiro do Sul. "Normalmente transporto outro tipo de carga", diz. De acordo com ele, o caminhão é vedado, mas o produto pode danificá-lo.
O motorista aposentado José Diedrich (65), morador do Centro, estava indignado com o cheiro. "A empresa deveria usar o acesso de Arroio do Ouro para transportar esse tipo de carga ao invés da avenida, que é bastante íngreme", comenta. A polícia local registrou a ocorrência, que será encaminhada para análise da delegada Flávia Frey. Ela vai definir se houve crime ambiental.
O que diz a Faros
Segundo o gerente de transporte da Faros, Francisco Hepp, o caminhão é adequado para esse tipo de transporte. "O baú é construído para levar resíduos e abate de animais a granel", diz. Heep não está a par da causa do acidente, mas explica que a empresa vai entrar em contato com a prefeitura para reparar os danos.
(O Informativo do Vale, 25/12/2007)