Pelo menos 25 mil pessoas ficaram sem energia elétrica em Porto Alegre e na região Metropolitana
O temporal ocorrido entre a noite da segunda-feira e a madrugada de ontem atrapalhou as comemorações de Natal de muitos gaúchos. Um dos maiores problemas foi a falta de luz, registrada em diversos municípios do Estado. Pelo menos 25 mil pessoas ficaram sem eletricidade em Porto Alegre e cidades da região Metropolitana. Na Capital, equipes da CEEE trabalharam para atender os consumidores que sofreram com a falta de energia elétrica, ocasionada por ventos fortes que provocaram queda de árvores sobre a rede da companhia. Outro motivo foi o desarme das chaves de redes, devido às descargas atmosféricas.
A estatal ampliou o número de equipes para atender os cerca de 5 mil clientes que ainda estavam sem luz na Capital no início da manhã de ontem. Também foram auxiliados os cerca de 3,5 mil consumidores afetados pelo temporal residentes nos municípios de Alvorada e de Viamão. Em Porto Alegre, o fornecimento de energia elétrica foi normalizado por volta das 15h de ontem. Entre os bairros mais afetados estavam o Parque Humaitá, o Partenon, o Itu Sabará, Ipanema, Restinga e Lomba do Pinheiro.
Na Capital, os temporais também causaram alagamentos nas ruas e avenidas do 4º Distrito, Navegantes e parte do bairro São João. Muitas sinaleiras foram danificadas em trechos como Protásio Alves com Cristiano Fischer, Cristóvão Colombo com Dom Pedro II e na Bento Gonçalves, na altura da Faculdade de Agronomia da Ufrgs, de acordo com levantamento da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Diversos semáforos da área central também amanheceram fora de ação até as 11h. Os bombeiros registraram ainda inúmeras ocorrências de queda de árvores. Na Estação Partenon, foram averiguadas pelo menos três ocorrências dessa natureza, além de um desabamento de residência, sem registro de feridos.
Conforme as informações fornecidas pela Metsul Meteorologia, ainda existem possibilidades de mais ocorrências de chuvas, incluindo queda de granizo e ventos no Estado. A análise do meteorologista Luiz Fernando Nachtigall é que os temporais ocorridos neste Natal podem ser repetidos ao longo de toda esta semana.
(Correio do Povo, 26/12/2007)