Uma versão atualizada do mapa integrado dos zoneamentos ecológico e econômico (ZEEs) dos nove estados da Amazônia Legal está disponível para consultas na página do Ministério do Meio Ambiente (MMA) na internet.
Com informações econômicas, populacionais e ambientais da região, os mapas de zoneamento indicam as vocações de cada área e dão subsídios para o planejamento territorial da Amazônia.
“É um instrumento da Política Nacional de meio ambiente, trabalha questões ecológicas, econômicas e sociais, serve de instrumento para orientar os investimentos, a proteção, a conservação ambiental e o uso das áreas já degradadas”, detalha o técnico do Departamento de Zoneamento Territorial do Programa de Zoneamento Ecológico e Econômico do MMA, Leonel Teixeira.
A atualização do mapa integrado inclui informações do zoneamento ecológico e econômico da região da BR 163 (rodovia que liga o Mato Grosso ao Pará, por onde escoa grande parte da produção de soja do país) e novos dados do Acre, que na primeira versão ainda não tinha finalizado o zoneamento de algumas regiões.
“É importante ressaltar que o zoneamento norteia a ocupação do território, mas o instrumento tem que ser legitimado para garantir que as áreas serão utilizadas da forma indicada pelo ZEE”, afirmou Teixeira.
Clique aqui para acessar o mapa integrado dos ZEEs dos estados da Amazônia Legal.
(Por Luana Lourenço, Agência Brasil, 21/12/2007)