A partir do ano que vem, mais de 14 mil pessoas que vivem hoje em vilas irregulares ganharão casa e vida novas. O edital de licitação para a construção das residências dos atuais moradores da Vila Dique e de parte dos moradores da Vila Nazareth será publicado nos próximos dias. É o começo da concretização de um sonho antigo daquelas comunidades. No dia 28, serão publicados também os editais de licitação para infra-estrutura dos reassentamentos das vilas Chocolatão, Tio Zeca e Areia.
As remoções fazem parte do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social e contam com recursos dos governos federal, por meio de financiamentos com a Caixa Econômica, e municipal. Os investimentos superam os R$ 120 milhões, sendo que cerca de R$ 25 milhões são recursos próprios da prefeitura.
"Há quase 20 anos, nossa comunidade vem sendo utilizada pelo jogo político. Desde 1984 já se fala em remoção das famílias que vivem aqui. Para mim, como moradora, é um sonho que finalmente está se tornando realidade", comemora a presidente da Associação de Amigos e Moradores da Vila Dique, Enedina Espíndola.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 25/12/2007)