Moscou - As autoridades sanitárias detectaram um novo foco do vírus da gripe aviária no distrito de Rostov no Don, desta vez em duas explorações individuais da aldeia Severni, anunciou o Ministério para Situações de Emergência da Rússia.
As aves começaram a morrer no sábado e o resultado das análises obtido na segunda-feira mostrou se tratar de mais um foco da gripe aviária. Por isso, foi decretado estado de quarentena na aldeia, onde deverão ser abatidas as cerca de 5.500 aves domésticas existentes.
Este é já o quinto foco de gripe aviária no distrito de Rostov no Don, no sul da Rússia. O primeiro foi detectado no aviário "Guliai-Borissovskaia", onde as autoridades sanitárias ordenaram o abatimento de mais de meio milhão de frangos.
O fato de a gerência do aviário ter escondido durante algum tempo a morte de frangos levou a Procuradoria-Geral da Rússia a abrir um processo criminal a fim de apurar responsabilidades.
Posteriormente, foram detectados novos focos do vírus da gripe aviária em outras três localidades da região.
Na segunda-feira, o Ministério para Situações de Emergência dava conta da situação provocada pela doença na aldeia Chossseini.
"A epizootia começou em uma exploração individual, onde todas as 50 aves foram abatidas. Foi decidido também abater todas as aves da aldeia, ou seja, 1.258 cabeças", adiantou o Ministério.
(Lusa, 25/12/2007)