Secretário da Agricultura projeta avanços nas inspetorias e quer assumir liderança em vigilância
Depois de um ano de safra recorde, bons preços e de reposição do rebanho nos campos, 2008 se aproxima com otimismo e previsão de um salto na defesa sanitária. Em entrevista ao Correio do Povo, o secretário da Agricultura, João Carlos Machado, declarou que espera uma grande virada no sistema de controle gaúcho. 'O Rio Grande do Sul deve passar a ser um dos estados com melhor estrutura de defesa sanitária do país', estimou. E as mudanças já começaram.
Machado lembrou a aprovação do Programa de Sanidade Avícola e a intensificação da fiscalização do vinho. 'Esta era uma grande cobrança do setor, melhoramos bastante nossos sistema de defesa vegetal. Das 500 amostras coletadas, 3,6% tiveram problema.' Outra evolução está nos números da Operação Verão de 2007: aumento de 18% nas apreensões e 37% nas vistorias.
Mas a preocupação com a defesa sanitária também está voltada para fora das fronteiras gaúchas. Em 2007, o RS contribuiu no combate da raiva em solo uruguaio. 'Estamos trabalhando na prevenção.'
'A fiscalização junto à indústria também foi ampliada. Um exemplo é a atuação por meio de programas de monitoramento da qualidade, como o do leite, que tem planejamento até 2016', comentou Machado.
(Por Thaíse Teixeira, Correio do Povo, 24/12/2007)