Governo de Teerã diz que processo internacional deve cobrir necessidades energéticas do país
Teerã - O governo iraniano confirmou neste domingo, 23, que anunciará em breve uma licitação internacional para a construção de 19 usinas nucleares para a geração de eletricidade, informou a agência Irna.
Kazem Yalili, diretor da comissão de Segurança Nacional do Parlamento iraniano, explicou que cada uma dessas usinas deverá produzir 1 mil megawatts, e que o projeto "marcará o início da produção de energia elétrica nuclear no Irã". "O lançamento da licitação internacional responde a uma decisão do Parlamento para cobrir as necessidades de energia elétrica do país", afirmou.
O diretor da Agência de Energia Atômica iraniana, Reza Aghazadeh, havia afirmado que Teerã desejava construir usinas nucleares de 20 mil megawatts nos próximos anos, e que por isso não pensava em suspender o enriquecimento de urânio no interior do país, tal como exige a comunidade internacional.
Aghazadeh revelou ainda que a República Islâmica está construindo uma usina nuclear na região de Darjuin (sudoeste), com capacidade para produzir 360 megawatts.
(EFE, 23/12/2007)