Pequim - Cientistas chineses afirmaram nesta segunda-feira (24) que a vacina contra gripe aviária para humanos que vem sendo desenvolvida superou a segunda fase de pesquisa com sucesso e já provou ser segura e eficiente, informou a agência estatal de notícias Xinhua.
O produto foi desenvolvido pelo Centro Chinês para o Controle e Prevenção de Doenças e a fabricante Sinovac Biotech - que já conseguiu sintetizar anteriormente uma vacina contra a Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars), outra das epidemias que causou pânico na Ásia Oriental nos últimos cinco anos.
Na segunda fase de testes, 402 pessoas com idades entre 18 e 60 anos foram inoculadas com a vacina contra a gripe aviária, e seus organismos não registraram reações negativas.
- A China é capaz de produzir vacinas para uso humano contra a gripe aviária, e em quantidades apropriadas - disse o subdiretor-geral da Sinovac, Zhang Jiansan, ao apresentar os resultados das experiências.
No início do mês, a China registrou dois casos de gripe aviária em dois pacientes - pai e filho - na província de Jiangsu, um deles mortal.
O fato voltou a trazer preocupação sobre um possível contágio entre humanos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), isto ainda não foi confirmado em nenhum caso no mundo, mas poderia desencadear uma pandemia global de gripe aviária.
Com estes dois últimos casos, chegou a 27 o número de humanos com gripe aviária na China desde 2003, sendo que 17 morreram.
Nos últimos cinco anos, mais de 300 pessoas se infectaram em 11 países, com 200 mortes - a maioria deles no sudeste asiático, segundo a OMS.
(EFE, 24/12/2007)