Ao menos 11 pessoas morreram em decorrência de acidentes em estradas causados pelas tempestades de neve que há dias atingem a região central dos Estados Unidos
Ao menos três pessoas morreram em acidentes ocorridos em Minnesota, três no Wyoming, três no Wisconsin, uma no Texas e uma no Kansas.
No Texas, a morte registrada ocorreu após um engavetamento de mais de 50 carros na interestadual 40, segundo a polícia. Ao menos 16 pessoas foram levadas a hospitais.
Muitos dos envolvidos no engavetamento eram turistas, entre eles famílias com crianças.
A neve e os fortes ventos diminuíram nesta segunda-feira, mas as condições nas estradas permanecem prejudicadas. "As estradas não estão mais tão cobertas de neve, mas ainda aconselhamos os motoristas a evitá-las", disse o sargento Tim Elve do Condado de Dane. "A rodovia interestadual continua escorregadia, e as estradas rurais estão muito ruins".
A tempestade avançou pelo Colorado e Wyoming na sexta-feira (21), e em seguida espalhou-se para o Texas e o Wisconsin. Satélites mostram neve atingindo o Wisconsin e o leste do Minnesota neste domingo e se movendo para partes do Michigan e de Indiana.
Ventos de mais de 80 km/h arrancaram árvores em regiões do Michigan. Na área do lago Michigan, a velocidade dos ventos chegou a 142 km/h, com rajadas de 109 km/h em Chicago, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.
Companhias aéreas cancelaram mais de 300 vôos no aeroporto internacional O'Hare, em Chicago, segundo o Departamento de Aviação.
Segundo autoridades municipais, os ventos arrancaram cerca de 170 semáforos, e mais de 500 árvores foram arrancadas.
Mais de 11 mil casas e comércios ficaram sem eletricidade no Wisconsin devido à neve e aos ventos. No Michigan, cerca de 31 mil pessoas estavam sem energia nesta segunda-feira.
No Illinois, outros 15 mil consumidores ficaram sem luz.
(Folha de S.Paulo, 24/12/2007)