O verão, que começa às 4h08min deste sábado (22/12), será bem quente no RS. As temperaturas devem variar entre 1 e 2 graus acima da média em Porto Alegre, com poucas chuvas e chance de aumento no vento Nordeste, especialmente no Litoral Norte. As previsões são feitas por meteorologistas do 8º Distrito de Meteorologia e da MetSul Climatologia Urbana.
O meteorologista Flávio Varone, do 8º Distrito, avisa que, em janeiro, a Metade Sul concentrará o menor volume de chuvas. Em fevereiro, porém, essa tendência irá se estender por todo o RS. Com menos chuvas, as temperaturas subirão, principalmente durante o dia. A ocorrência do vento Nordeste está ligada às condições climáticas do país. A maior ocorrência de chuvas registrada no Centro do Brasil fará com que o vento, que caracterizou inclusive a primavera, se estenda e se torne mais freqüente.
Conforme as estimativas da MetSul, o tradicional Nordestão terá intensidade e freqüência maiores no Litoral nos períodos de tempo seco e forte aquecimento após a passagem de massas de ar frio. No verão de 2008, podem se repetir as condições de maior estabilidade atmosférica verificadas nos verões de 2004 a 2006, somando o fato de as águas estarem mais aquecidas.
De acordo com as previsões adiantadas pela MetSul, o verão de 2008 transcorrerá sob influência do La Niña, fenômeno caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do oceano Pacífico Equatorial. Os meteorologistas ressalvam, contudo, que o La Niña atual varia de moderado a forte, podendo ser comparado em intensidade aos episódios ocorridos nos verões de 1988/1989 e 1999/2000.
Independentemente das demais condições, os meteorologistas alertam que a intensidade dos raios solares é muito forte nesta época do ano e que, por isso, a população deve seguir os conselhos dados pelos profissionais da área da saúde. As pessoas devem observar os melhores horários para exposição ao sol – antes das 10h e após as 16h – e usar sempre o protetor solar.
(
CP, 22/12/2007)