Será realizada em Rio Grande, nesta sexta-feira, às 20h, uma festividade de Natal junto ao eucalipto histórico da praça Dr. Pio, no centro do Rio Grande, que em 2007 completa 130 anos. Durante o evento, será lançada a iluminação natalina da árvore. Situada em frente à Catedral de São Pedro, no Centro, a árvore é tombada pelo Município. É o eucalipto mais antigo do Rio Grande do Sul, plantado em 1877. O evento, denominado “130 Natais à Sombra de um Eucalipto”, contará com apresentações artísticas de grupo musical tocando canções natalinas e a distribuição de brindes – 3 mil sacolas com produtos fabricados com papel, cuja matéria-prima é o eucalipto.
Será uma festa de luz e som promovida pela Comissão de Meio Ambiente do Conselho Regional de Desenvolvimento da Região Sul (Coredesul) e apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande, Superintendência do Porto do Rio Grande, Força Sindical, Força Verde, Sindicato das Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça do Rio Grande do Sul (Sinpasul), Aracruz Celulose, Stora Enso e Votorantim Celulose e Papel.
De acordo com o presidente da comissão, Lélio Falcão, o objetivo do evento, além de celebrar o Natal e um importante símbolo da cidade, é destacar que a presença do eucalipto é antiga na região. O local onde a árvore foi plantada é especial porque fica em frente a mais antiga igreja gaúcha, fundada em 1755. O secretário municipal do Meio Ambiente, Norton Gianuca, destaca que são necessários vários homens para abraçar o tronco do eucalipto da espécie "globulus" devido ao tamanho de 7,3 metros de circunferência.
A cada dois anos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente realiza a retirada de galhos secos e ervas daninhas para preservar a árvore. “É um trabalho que exige a participação do Corpo de Bombeiros com uma escada magirus”, informa Gianuca.
(Jornal Agora, 21/12/2007)