Rio Grande - Quem passou pelo canalete da rua Major Carlos Pinto no início da manhã de ontem se deparou com dezenas de peixes mortos às margens do canal. No final da manhã eles não estavam mais lá e possivelmente tenham sido carregados pela correnteza.
Conforme o secretário municipal de serviços Urbanos, Edes Andrade, não existe uma justificativa para a mortandade, mas acredita-se que seja devido à seca. “Isso acontece quando a lâmina d’água fica muito baixa e o calor excessivo. O canalete funciona como um vaso comunicante com o canal de São José do Norte, que é de onde os peixes vêm. Quando entra muita água o canalete chega a atingir 1,5 metro de profundidade, mas quando isso não acontece os peixes sofrem com a seca”, explicou.
Alguns moradores chegaram a cogitar a hipótese de a mortandade ser devido a uma ligação irregular de esgoto, já que perceberam a existência de um líquido esbranquiçado vazando por um dos dutos, próximo à rua João Manoel. “Ao receber a denúncia enviamos fiscais para o local e eles verificaram que realmente há uma ligação de esgoto clandestina. A origem será investigada e o infrator deverá pagar uma multa e regularizar a situação”, disse Andrade.
Segundo ele, apesar da confirmação, o volume de material despejado no canalete não seria suficiente para causar a morte dos peixes. “Não temos nenhuma fábrica naquelas proximidades com materiais químicos, por exemplo”, destacou.
Sobre a limpeza do canalete, o secretário afirmou que são realizadas atividades constantes para a retirada de sacolas plásticas e lixo, depositadas ali durante a madrugada. “Chegamos a encontrar latas de tinta jogadas no canalete. Isso sim é prejudicial para os peixes. A comunidade precisa colaborar.”
(Por Débora Lucas, Diário Popular, 21/12/2007)