A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), a primeira do país, completa 31 anos nesta sexta-feira (21/12). Para marcar a passagem da data, foi elaborada uma programação especial, a ser realizada no restaurante do Zaffari Higienópolis, (Avenida Plínio Brasil Milano, 1000 - mezanino), das 9h às 10h30. Na oportunidade, serão homenageados os parceiros e os destaques ambientais, os quais receberão um certificado.
"Ações responsáveis com foco na sustentabilidade, assim como a realização ambientalmente sustentável de empreendimentos, colaboram na construção de uma cidade com alto nível de qualidade de vida e, por isso, merecem ser destacadas e parabenizadas”, enfatiza o secretário do Meio Ambiente, Beto Moesch. O evento será animado com uma apresentação de MPB de Leandro, do Grupo Zamba Ben.
Serão homenageadas as seguintes empresas e instituições: Motta Bortolotto Construções, Joal Teitelbaum Escritório De Engenharia, Rossi Residencial S/A, Nat – Núcleo Amigos da Terra Brasil, Núcleo Amigos da Terra Brasil, Cia. de Processamento de Dados do Município de Poa, Sulpetro – Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes no RS, Vonpar Refrescos S/A, Unibus, Farmácia de Manipulação Pharma & Cia., Comando Ambiental – Brigada Militar, Associação Residencial Ecoville, Ábaco Empreendimentos e Banco ABN Amro Real. Na oportunidade, será lançada mais uma atualização do CD-ROM ORBE, referente à legislação ambiental do município, pela Biblioteca Jornalista Eduardo Xavier. O evento tem o apoio da Companhia Zaffari.
Histórico
A Smam foi criada em 1976. Ela é o órgão ambiental responsável pela aplicação do Sistema Nacional do Meio Ambiente em Porto Alegre, cabendo-lhe licenciar, monitorar e fiscalizar as atividades que possam gerar ou geram poluição. A partir da lei 369/96, a política ambiental da cidade passou a ser elaborada e acompanhada pelo Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam), com participação da sociedade.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 20/12/2007)