Elaboração dos planos fundiário e de manejo da área ambiental de Dois Irmãos das Missões deverá começar em janeiro O prefeito de Dois Irmãos das Missões, Edison de Alencar Hermel, anunciou a garantia de R$ 617,9 mil para que seja iniciada em janeiro a elaboração planos fundiário e de manejo de implantação da Unidade de Conservação da Reserva Biológica Moreno Fortes. O termo de Compromisso de Execução de Medida Compensatória foi assinado na última quarta-feira, em Porto Alegre, na Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema).
Conforme o prefeito, a destinação dos recursos resultou da compensação pelo impacto ambiental do empreendimento da Usina Hidrelétrica São José, da empresa Ijuí Energia S/A, a ser implantada no rio Ijuí, entre os municípios de Ralador, Salvador das Missões, Cerro Largo e Mato Queimado. A reserva, localizada no distrito de Linha Progresso, é uma das principais unidades de conservação integral do Rio Grande do Sul. Com área de 474,8 hectares de mata nativa e uma flora e fauna quase intocáveis, o espaço abriga espécies raras e em extinção.
Segundo a engenheira florestal Vera Jung, que realizou os levantamentos encaminhados à Secretaria Estadual do Meio Ambiente, na reserva, que na sua maior parte não sofreu a intervenção do homem, podem ser encontradas árvores como araucárias, cedro, angico, louro, cabriúva, canela e timbaúva. Igualmente podem ser vistos animais como bugius, mão-pelada, gato-do-mato, veados e jaguatiricas, além de várias espécies de cobras. Habitam o local tatus, preás e lagartos, além de aves como sabiás, papagaios, perdizes, saracuras, pombas, gaviões, tico-ticos e rabos-de-palha.
Agregada à finalidade de preservação do meio ambiente, a Reserva Biológica Moreno Fortes servirá para estudos e pesquisas por parte de universidades, escolas e comunidade. O município de Dois Irmãos das Missões está localizado na região do Médio Uruguai, a 445 quilômetros de Porto Alegre.
(
Correio do Povo, 21/12/2007)