Um tremor de 5,7 graus na escala Richter atingiu Ancara na quinta-feira (20/12), causando danos em ao menos três vilas, informaram fontes dos serviços sismológicos da Turquia. Não há registro de vítimas. O terremoto atingiu o país durante a festa muçulmana de Eid al Adha. O centro sismológico de Kandilli, em Istambul, mediu a magnitude do tremor em 5,7.
No entanto, o Centro de Pesquisas Geológicas dos EUA informou que o terremoto foi de 5,3 graus na escala Richter. O epicentro do tremor localizou-se em Bala, 80 km ao sul de Ancara. Duas réplicas -- a mais forte delas de 4 graus-- foram registradas após o tremor. Anteriormente nesta quinta-feira, dois terremotos de 3,9 e 4 graus haviam sido detectados.
O terremoto derrubou uma casa abandonada na vila de Sirapinar, perto de Bala, e causou danos a dezenas de casas, segundo Muhammed Yildirim, da administração de Sirapinar. Na vila vizinha de Yeniyapan, o minarete de uma mesquita veio abaixo, e algumas casas ficaram danificadas na vila de Avsar, de acordo com a agência de notícias estatal Anatolia.
O governador de Ancara, Kemal Onal, informou que não foram registradas vítimas. "Os serviços de emergência seguiram para Bala para analisar os danos nas vilas", disse Onal. O tremor também foi sentido na Província vizinha de Kirikkale.
Terremotos são comuns na Turquia, mas são mais raros na capital. Dois fortes tremores mataram cerca de 18 mil pessoas no nordeste do país em 1999. Em 2003, uma residência estudantil desabou após um tremor de 6,4 graus em Bingol (sudeste), matando 83 crianças.
(
Folha Online, 20/12/2007)