Prefeitos dos municípios de Esmeralda, Chuí, Cerrito, Rolante e Espumoso assinaram contrato de Programa com a Corsan, renovando por um período de 25 anos a prestação dos serviços da Companhia. Outros três municípios - Agudo, Arroio Grande e Dona Francisca – firmaram assinatura do Convênio de Cooperação, primeira etapa para a assinatura do Contrato de Programa. Nos últimos meses, 28 prefeituras renovaram com a Corsan.
O diretor-presidente da Companhia, Mário Freitas, disse aos prefeitos que a partir da assinatura do Contrato de Programa, a Corsan estará habilitada a realizar investimentos em esgotamento sanitário, prestando mais este serviço à população destas localidades.
Freitas destacou que o contrato foi elaborado em conjunto com a Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agergs), com a Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs) e com interveniência do Ministério Público. 'Esse contrato é um instrumento que garante a qualidade dos serviços prestados aos municípios e possibilitará futuros investimentos no sistema de coleta e tratamento de esgotos', ressaltou Mário Freitas.
Conforme o secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, a Corsan está promovendo uma revolução no saneamento básico. 'A Companhia vem garantindo há anos a qualidade dos serviços de abastecimento de água nas 319 localidades em que atua, mas tem baixos índices nos serviços de esgotamento sanitário', disse. Apenas 13% dos municípios atendidos possuem tratamento de esgoto. 'Nossa meta é alcançar 30%, duplicando o número de domicílios com esse serviço até o final deste governo', afirmou o secretário.
(Correio do Povo, 21/12/2007)