A Petrobras anunciou, no início da noite de ontem, a descoberta de uma jazida de óleo leve na região pré-sal da Bacia de Santos. O poço está localizado a 280 quilômetros da costa do Estado de São Paulo e tem profundidade de 5.350 metros.
A descoberta, feita pelo consórcio firmado entre a Petrobras e a portuguesa Galp Energia para exploração do bloco BM-S-21, no qual a brasileira tem 80% de participação, foi comprovada por indícios de petróleo e interpretação de perfis.
A Petrobras informa que o poço não foi testado por questões operacionais e de logística. Portanto, ainda não há definição a respeito do potencial da jazida.
"O consórcio dará continuidade às atividades e investimentos necessários para a verificação das dimensões da jazida, assim como das características dos reservatórios de petróleo, e está elaborando o Plano de Avaliação de Descoberta para ser encaminhado à ANP, conforme previsto no Contrato de Concessão", informa o comunicado divulgado pela estatal.
Em novembro, a Petrobras anunciou a descoberta do megacampo de petróleo de Tupi, em área ultraprofunda na Bacia de Santos, com reservas estimadas entre 5 bilhões e 8 bilhões de barris.
(
A Tarde, 20/12/2007)