O deputado Nelson Härter (PMDB), relator da Comissão Especial da Assembléia Legislativa para acompanhar projetos de Florestamento e Reflorestamento Comercial no Rio Grande do Sul, conduziu na manhã desta quinta-feira (20/12), na sede da Fepam, a última reunião da comissão em 2007. Na oportunidade, participaram a presidente da fundação, Ana Pellini e o chefe da Divisão Agrosilvopastoril, Juarez Jeffman.
No encontro, Härter buscou compreender os critérios que estão sendo utilizados nos licenciamentos ambientais e colocou-se à disposição da Fepam para auxiliar na busca de melhores condições para os licenciadores. A fundação apresentou a forma como os técnicos estão trabalhando e as dificuldades que encontram, dentre elas a falta de pessoal. Durante a reunião, a Comissão se colocou à disposição para aprovar iniciativas que tratem da melhoria de infra-estrutura, pessoal e remuneração dos profissionais, “pois entendemos que, desta forma, haverá a necessária agilidade dos trabalhos”.
Atualmente, as licenças são expedidas para o período de no máximo cinco anos, sendo que as espécies levam de sete a 12 anos para ficarem aptas à comercialização. É preciso que haja conciliação da renovação da licença de operação com a época de colheita da floresta. “Estudaremos esta necessidade juntamente com as outras apresentadas na reunião, quando mais uma vez ficou comprovada a necessidade do constante debate e avaliação, até que seja encontrado um denominador comum”, afirmou Nelson Härter.
(Por Felipe Cogo, Agência de Notícias AL-RS, 20/12/2007)