Entre fevereiro e março de 2008 Pelotas passará a contar com abastecimento de Gás Natural Veicular (GNV). O Posto do Salso, localizado na avenida Cidade de Lisboa, 544, no Fragata, recebeu autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para instalação do empreendimento, o que significa sinal verde para o início das obras.
O proprietário, Paulo Borges, destacou que pretende começar a construção da cobertura nos próximos dias, mas com o período de festas de final de ano, o serviço pode atrasar. No máximo até o início de janeiro as obras se iniciam, disse. Borges adquiriu o terreno situado ao lado do posto de combustíveis que possui e no local funcionará o abastecimento de GNV.
Segundo Borges, o Posto do Salso vai cumprir o compromisso assumido com a região, de oferecer o abastecimento de GNV, que custará em torno de 50% a menos que a gasolina. Pelotas já tem oficina especializada para conversão de carros em GNV, através da Motorgás, única empresa autorizada pelo Inmetro na Zona Sul para realização do serviço, que leva de dois a três dias e custa em torno de R$ 2,8 mil, de acordo com o tamanho do cilindro do carro. Qualquer carro pode ser convertido, segundo a Motorgás.
O combustível
O GNV é um combustível “limpo” por não apresentar impurezas e resíduos da sua combustão. Outro ponto favorável para sua utilização é o fato de não ser corrosivo e nem produzir depósitos de carbonos nas câmaras de combustão. Além disso, o GNV não contém aditivos.
Embora a conversão seja feita em até três dias, o dono do veículo tem de passar por processo junto ao Detran, para mudança de característica do carro e emissão de documentos de biocombustível, e órgão credenciado ao Inmetro, para liberação do Certificado de Segurança Veicular (CSV). O gasto com as taxas é de R$ 250,00.
(Por Tânia Cabistany, Diário Popular, 20/12/2007)