A Brigada Militar (BM), o Incra e a Polícia Federal (PF) realizaram, na manhã de ontem, operação no Assentamento 'Filhos de Sepé', do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que fica ao lado da Reserva de Vida Silvestre-Banhado dos Pachecos, unidade estadual de conservação próxima à RS 040, na localidade de Águas Claras, em Viamão.
Segundo o comandante da 2ª Companhia do 1º Batalhão Ambiental da BM, capitão Rodrigo Gonçalves dos Santos, a ação teve por objetivo a identificação dos responsáveis pela existência de 12 lavouras de arroz sem autorização legal do Incra, na área de proteção ambiental.
A retirada das lavouras, que se beneficiavam das águas do banhado, já foi determinada. O capitão lembrou ainda que a Fepam tinha concedido ao Incra o poder de licenciamento ambiental no assentamento. Conforme a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), o Refúgio de Vida Silvestre-Banhado dos Pachecos possui uma área de 2,5 mil hectares e 'apresenta alta biodiversidade de flora e fauna, sendo inclusive constatada a presença de espécies ameaçadas de extinção'.
(Correio do Povo, 20/12/2007)