O líder do PMDB no Senado, Valdir Raupp (RO), confirmou nesta quarta-feira (19/12) que o nome do novo ministro das Minas e Energia será divulgado na primeira quinzena de janeiro pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A vaga, segundo Raupp, será ocupada por um senador do partido. A garantia foi dada em reunião hoje no Palácio do Planalto entre Lula e o presidente do partido, Michel Temer, e o presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho.
"Esse ministério já é do PMDB. O presidente assegurou para o presidente do partido e o do Senado que a partir de dez de janeiro começará a fazer as substituições ou repondo aqueles cargos que estão na interinidade", disse Raupp.
O ministério é ocupado interinamente por Nelson Hubner desde o afastamento do então ministro Silas Rondeau por suspeita de recebimento de propina do empresário Zuleido Veras, dono da Gautama, empresa investigada pela Polícia Federal acusada de comandar esquema de corrupção em órgãos do governo.
Raupp afirmou que o senador Edison Lobão (PMDB-MA) é "um bom candidato" para o cargo, mas não confirmou se ele será o escolhido, apesar de ser o mais cotado. "Essa questão de nome tem de ser discutida muito próximo do momento. Se discutir antes, pode acabar não dando certo. Lobão é um bom candidato. Vários nomes na bancada têm condição total de assumir", afirmou o líder peemedebista após almoço de confraternização do PMDB na liderança do partido no Senado.
(Por Priscilla Mazenotti, Agência Brasil, 19/12/2007)