O Japão afirmou nesta quarta-feira (19/12) que "manterá a calma" após o anúncio da Austrália de que fretará um navio e um avião para acompanhar os pesqueiros japoneses que trabalham no Oceano Antártico em busca de baleias, informou a agência "Kyodo". "Tentaremos lidar com este problema de forma calma e tentaremos não prejudicar os laços de amizade entre o Japão e a Austrália", afirmou em entrevista coletiva o ministro porta-voz japonês, Nobutaka Machimura.
O Japão respondeu assim ao anúncio realizado horas antes pelo Governo da Austrália no qual informou que organizará uma expedição para controlar as capturas da frota japonesa no Oceano Antártico. O porta-voz do Executivo japonês ressaltou que a caça de baleias por navios japoneses cumpre a legislação da Comissão Baleeira Internacional, a que a Austrália pertence.
Nobutaka Machimura afirmou também que o Japão continuará se esforçando para que os outros países compreendam a postura japonesa neste assunto. O Japão deixou de caçar baleias com fins comerciais em 1986, seguindo a moratória imposta pela Comissão Baleeira Internacional, mas um ano depois retomou as capturas, amparando-se no que chama de "fins científicos".
(Folha Online, Ambiente Brasil, 19/12/2007)