A subcomissão de Projetos Especiais do Centro da Cidade e do Cais do Porto, da Comissão Especial que analisa o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental (PDDUA) de Porto Alegre, se reuniu, nesta quarta-feira (19/12), na Câmara Municipal, para receber sugestões de entidades ligadas ao tema.
A supervisora do Sindicato da Hotelaria e Gastronomia de Porto Alegre, Maria Isabel Nehme, destacou que o centro da cidade tem potencial histórico-turístico, mas apontou problemas como as dificuldades de trânsito e circulação. “O Plano Diretor pode fazer essas correções", avaliou. Já a conselheira da Associação dos Moradores do Centro Marisa Santos, ressaltou que 70% dos imóveis da região são residenciais, mas que as propostas do Plano Diretor não contemplam os moradores, e sim a orla. "Temos prédios abandonados com problemas estruturais”, disse.
A subrelatora do tema, vereadora Maristela Maffei (PCdoB), disse que a subcomissão está reunindo opiniões de vários segmentos da sociedade para enviar as propostas à Comissão Especial. “Vamos filtrar as informações e ir até às instituições”, informou. Maffei convidará o secretário municipal do Planejamento, José Fortunati, para esclarecer dúvidas dos projetos sobre o tema.
Também participou da reunião o vereador Guilherme Barbosa (PT).
(Por Leonardo Oliveira, Ascom CMPA, 19/12/2007)