Produto terá significação comercial e econômica, além de representar um avanço ambiental
Surge na indústria calçadista a primeira aplicação prática brasileira de poliuretanos termoplásticos - TPU - desenvolvidos com base orgânica em substituição ao petróleo. A inovação vem pelas mãos da Formax Quimiplan - Componentes para Calçados Ltda., de São Leopoldo/RS.
A empresa lançou o Thermogreen, linha de contrafortes e couraças (peças internas que estruturam os sapatos) produzida a partir de polímeros feitos de fontes renováveis, como soja, milho, mamona e girassol. O Thermogreen pode ser considerado uma solução para os desafios globais, já que pode ser integralmente reciclado.
Além de representar um avanço ambiental relevante, o novo produto tem significação comercial e econômica. O diretor da Formax, Flávio Faustini, destaca que o Thermogreen vai agregar valor e ajudar a desvincular o calçado dos custos crescentes dos derivados de petróleo, mantendo as propriedades e eficácia da formulação tradicional. Na prática, estes componentes, agora gerados a partir de fontes vegetais, chegam ao mercado com preço similar ao dos petroquímicos. Os ganhos, portanto, são no sentido de avanço concreto na questão da sustentabilidade do planeta.
O mundo deve consumir 16,3 bilhões de pares de calçados em 2007. Mais de 700 milhões são produzidos no Brasil. Os contrafortes, usados como reforço interno na altura do calcanhar, e as couraças, utilizadas com a mesma função sobre o peito do pé, estão em grande parte desta produção.
(Clicrbs, 18/12/2007)