Cerca de 40 pessoas participaram da reunião promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), na noite desta segunda-feira(17/12), na Igreja Batista Central, para tratar sobre ruído de casas noturnas no Shopping Total.
O secretário Beto Moesch abriu os trabalhos, explicando o processo de licenciamento ambiental e recordando o encontro anterior, realizado na sede da Smam, com a participação de representantes do Shopping e da casa noturna República de Madras. Foram feitas seis intervenções pela platéia, com destaque para o engenheiro Marcos Abreu, que solicitou alteração na Lei de 1983, no sentido de mudar a curva de A para C (curva de medição industrial), “tendo em vista que os sons, agora, são diferentes”, disse. Também solicitou que a Secretaria disponha um telefone de emergência para medições de ruído.
Apoio da Câmara Municipal
Moesch enfatizou que a Secretaria adquiriu dois novos decibelímetros e está zoneando o mapa de ruído de Porto Alegre, que “será um instrumento para o licenciamento ambiental”. O secretário destacou que ainda não conseguiu implantar na Smam uma equipe de emergência com atendimento 24 horas, pelo alto custo, acrescentando que a secretaria conta com dois técnicos para atender demandas de ruído proveniente de fontes fixas de toda a cidade. Ao término do encontro, o secretário solicitou o apoio da Câmara Municipal para suplementação de verbas visando atender denúncias de poluição na cidade 24 horas e afirmou que a prefeitura pode alterar o Decreto 8185/83.
Moesch salientou que espera “contar com a colaboração da comunidade, do Shopping Total e do República de Madras para buscar um bom termo”. Participaram da reunião os vereadores Bernardino Vendrusculo e Carlos Todeschini, a presidente da Associação dos Amigos do Bairro Independência (Amabi), Ana Lúcia Vellinho D’Angelo e o perito técnico do Ministério Público, Márcio Frangipani.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 18/12/2007)