As condições do país para se tornar um dos principais produtores mundiais em aqüicultura foram levantadas em um estudo lançado nesta terça-feira (18/12). Elaborado pelo Grupo Integrado de Aqüicultura e Estudos Ambientais, o estudo vai subsidiar a definição de políticas para o desenvolvimento da aqüicultura nacional.
O trabalho ressalta a importância de conciliar o crescimento da atividade com a preservação ambiental e a efetiva repartição dos benefícios sociais e econômicos gerados. As conclusões do estudo já subsidiam o Plano de Desenvolvimento da Aqüicultura que está sendo elaborado pela Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca da Presidência da República (Seap).
Segundo a assessoria de imprensa da Seap, com a exploração adequada do potencial diagnosticado pelo estudo, o Brasil tem condições concretas de se tornar um dos maiores produtores mundiais de pescado. A publicação Aqüicultura no Brasil - o Desafio é Crescer, será lançada às 9h no Salão Leste do Palácio do Planalto, em Brasília, durante abertura da reunião ordinária do Conselho Nacional de Aqüicultura e Pesca (Conape).
(Agência Brasil, 18/12/2007)