O deputado Nelson Härter (PMDB), presidente da Comissão de Economia e Desenvolvimento e relator da Comissão Especial de Florestamento e Reflorestamento da Assembléia Legislativa, participou da audiência pública realizada na noite de segunda-feira (17/12), no ginásio do Sest/Senat em Pelotas. O encontro integrou a programação organizada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), destinada a promover avaliação do Estudo de Impacto Ambiental relativo ao empreendimento de silvicultura da Votorantim Celulose e Papel.
Härter destaca que a grande participação do público, que lotou as dependências do ginásio, demonstra o interesse da comunidade na discussão do tema e a consciência a respeito da importância do empreendimento como fato gerador de emprego e renda. O evento foi coordenado pelo secretário-adjunto da pasta estadual de Meio Ambiente, Francisco Simões, ao lado da titular da Fepam, Ana Pellini. A audiência contou, ainda, com o endosso de procuradores de justiça, estaduais e federais, além de prefeitos da região, representados na mesa oficial pelo anfitrião Adolpho Fetter Júnior, entre outras autoridades, técnicos, professores, estudantes, trabalhadores, empresários, sindicalistas e comunidade em geral.
O parlamentar comprovou que a apresentação do estudo revelou a compatibilidade do empreendimento com aspectos de extrema relevância e que caracterizam a região, abrangendo um perímetro de 200 mil hectares, sendo 110 mil de efetivo plantio (80% de áreas próprias e 20% de terceiros). Segundo apurou, a análise trata-se de estudo multidisciplinar, elaborado com o propósito de avaliar os efeitos do empreendimento nas dimensões ambientais, econômicas e sociais. Disse que a apresentação cumpriu com os objetivos de comprovar a viabilidade da localização do empreendimento, a sua conformidade com a legislação além de informar a comunidade sobre os possíveis impactos, servindo de instrumento para o licenciamento ambiental.
Foram esclarecidos pontos específicos do estudo, a cargo dos técnicos da Fepam e da Votorantim, acerca dos procedimentos adotados e a metodologia utilizada para a elaboração do documento, especialmente no que tange a inclusão dos fatores econômicos e sociais, diferencial considerado pelo parlamentar como de extrema relevância para a expansão da Região Sul.
Em seu pronunciamento, Härter reafirmou seu posicionamento favorável ao empreendimento, lembrando o significado para a expansão da economia rio-grandense, surgindo como alternativa à atividade rural. Enfatizou que já está comprovada a compatibilidade da silvicultura com a pecuária, a agricultura e a apicultura. Também citou ações efetivadas nas comissões temáticas, das quais faz parte, com o intuito de coletar dados de extrema credibilidade junto a técnicos especializados mediante a promoção de audiências, reuniões, visitas de campo a áreas de plantios, bem como buscar informações com os setores envolvidos no setor da silvicultura e afins.
(Por Mara Braga, Agência de Notícias AL-RS, 18/12/2007)