O Programa Mundial de Alimentos, PMA, pediu à comunidade internacional para que seja dado um apoio urgente às vítimas da tempestade Olga na República Dominicana. Segundo a agência da ONU, 35 pessoas morreram e mais de 49 mil tiveram que deixar as casas devido à tempestade tropical que atingiu o país caribenho na semana passada.
Esta é a segunda tempestade causando vítimas e desabrigados na República Dominicana em menos de um mês. O furacão Noel causou 73 mortes e mais de 55 mil flagelados no país antes de atingir o Haiti também com efeitos devastadores.
O diretor regional do PMA, Pedro Medrano, reforçou o apelo à comunidade internacional. Segundo Medrano, "muitos dos atingidos pelas tempestades Noel e Olga estão entre os mais pobres do país, e não têm condições de suprirem as necessidades básicas em matéria de reconstrução".
O PMA está buscando $ 4 milhões de dólares em auxílio à população na República Dominicana durante os próximos seis meses. O valor poderá vir a subir à medida que aumente o número de vítimas e os danos sejam avaliados.
(Por Marco Alfaro, Rádio ONU,
Envolverde, 18/12/2007)