Os macacos podem realizar cálculos, como fazem os humanos, revela um estudo publicado nesta segunda-feira nos Estados Unidos.
Pesquisas precedentes já haviam demonstrado que humanos e macacos compartilham a capacidade de representar e comparar mentalmente números, mas ainda não tinha sido provado que os macacos podiam fazer cálculos mentais, destacaram pesquisadores da Universidade Duke.
- Sabíamos que os animais podiam reconhecer quantidades, mas era menos evidente se eram capazes de realizar operações aritméticas como adições. Nosso estudo prova que são capazes de fazê-lo - disse Jessica Cantlon, uma das autoras do trabalho que está na edição de dezembro da revista PLoS Biology.
Cantlon e Elizabeth Brannon realizaram a pesquisa colocando macacos diante de uma tela de computador que mostrava um número determinado de pontos. Em certo momento, os pontos desapareciam e reapareciam em outra quantidade.
A segunda configuração também desaparecia e uma nova tela, dividida em duas partes, apresentava de um lado a soma dos pontos exibidos a princípio e do outro um número sem qualquer relação com os anteriores.
Os macacos recebiam uma recompensa quando apontavam o lado da tela com o resultado da soma e 76% acertaram o teste.
O mesmo exame foi realizado posteriormente com estudantes, que tiveram um índice de acerto de 94%.
Em média, estudantes e macacos responderam após cerca de um segundo de reflexão.
(Jornal do Brasil, 18/12/2007)