O diretor de cinema chinês Zhang Yimou, de Herói e O Clã das Adagas Voadoras, estava entre os ganhadores do prêmio Dez Chineses Verdes, um prêmio governamental entregue no domingo, pela contribuição à proteção do meio ambiente. Segundo os organizadores do prêmio, Zhang, premiado em vários festivais internacionais, seguiu regras favoráveis ao meio ambiente em seus filmes e destacou temas ambientais como diretor das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Beijing 2008.
Este ano, o prêmio anual se concentrou na proteção da água, após uma série de importantes incidentes de poluição aquática. O prêmio atraiu a atenção do público no ano passado, com a controversa nomeação ao exemplo negativo dos diretores de cinema chineses Chen Kaige e Zhang Jizhong, apesar de ninguém ter figurado na lista final de exemplos negitivos.
O filme de Chen, A Promessa, prejudicou o meio ambiente ao redor de um lago primitivo em Shangri-la, na província de Yunnan, sudoeste da China. E a companhia cinematográfica que colaborou com Zhang foi acusada de prejudicar o meio ambiente durante a filmagem no Parque Nacional Jiuzhaigou, na província de Sichuan.
Mais tarde, Zhang concordou em filmar um documentário sobre Jiuzhaigou como compensação. Chen foi multado por causa dos danos ao meio ambiente causados pelo filme. Os exemplos negativos e as figuras controversas foram acrescentados pela primeira vez às nomeações para servir de advertência, de acordo com o comitê organizador do prêmio.
(AGÊNCIA XINHUA,
Clic RBS, 18/12/2007)