O Rio Gravataí apresentou melhora na medição em relação à semana passada com a diminuição do calor neste final de semana. Apesar de medir apenas 48 centímetros no trecho correspondente à Estação de Tratamento da Corsan no Passo dos Negros, o manancial chegou a 1,28 metro acima do nível do mar na ETA de Alvorada, na manhã desta segunda-feira (17/12).
O índice na cidade vizinha é superior dez centímetros em comparação à segunda-feira anterior (10/12). Segundo a resolução nº 42/07 do Conselho de Recursos Hídricos do RS, haverá rodízio na captação das águas do rio se a medição no trecho de Alvorada baixar de um metro. Se a profundidade reduzir de 50 centímetros, o bombeamento será suspenso até o rio recuperar volume.
Campanha
A Prefeitura de Gravataí, através da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), segue a campanha “Viva o Rio Gravataí - Água: sabendo usar não vai faltar” (www.gravatai.rs.gov.br/fmma/campanha_rio.php). O objetivo é conscientizar a população sobre o uso inadequado da água, evitando o desperdício que acarreta, entre outras conseqüências, no desabastecimento da cidade, principalmente nesta época do ano.
(Ascom Prefeitura de Gravataí, 17/12/2007)