A renovação dos serviços prestados pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) chega agora à capina. E a atenção maior, neste final de primavera, está na Zona Sul da cidade, local dos maiores problemas em anos anteriores.
Seis equipes de 25 pessoas, com um trator e um caminhão caçamba cada uma, já capinaram 137 km desde a última quinta-feira (13/12). Os bairros Ipanema e Jardim Izabel estão prontos e até esta terça (18/12), deverão estar concluídos os trabalhos também em Guarujá, Espírito Santo, Altos do Ipê, Esplanada e Urubatã, totalizando 183 km nesse primeiro esforço especial do novo serviço. "Nesta época, a vegetação passa a crescer mais ligeiro, com o clima quente e úmido das chuvas constantes, mas o serviço está rendendo bem. Praticamente terminaram as queixas", constata com satisfação Valtemir Cavalcanti do Amaral, o coordenador da operação.
A empresa Delta, do Rio de Janeiro, ganhou a licitação da capina em Porto Alegre no início do segundo semestre, mas foi impedida judicialmente de assinar o contrato definitivo. Como o contrato da cooperativa que estava em atividade terminou, o DMLU foi obrigado a fazer um contrato emergencial. A Delta, então, ofereceu emergencialmente o mesmo preço com o qual havia ganho a licitação. E conseguiu se habilitar.
Assim, mesmo sem o contrato definitivo, a nova empresa, já instalada em Porto Alegre há vários meses (também ganhou a licitação da coleta especial), assume a responsabilidade pelos dois mil quilômetros mensais de capina que as suas oito equipe executarão até o final do outono. E a população passa a ver agora os garis de uniformes azuis, diferentes dos garis da coleta domiciliar (amarelo ou verde), trabalhando na capina do seu bairro.
(Ascom Prefeitura de Porto Alegre, 17/12/2007)