O presidente da Corsan, Mário Freitas, apresentou nesta segunda-feira (17/12) ao prefeito de Guaíba, Manoel Stringhini, e aos secretários municipais o projeto do sistema de esgoto sanitário da cidade, que terá investimentos de R$ 45 milhões oriundos do BNDES.
"Por determinação da governadora Yeda Crusius e orientação do secretário de Habitação, Saneamento e Desenvolvimento Urbano, Marco Alba, estamos visitando todos os municípios em que a Corsan irá aplicar o Plano de Investimentos de cerca de R$ 1 bilhão. Estamos aqui para apresentar ao prefeito as obras que serão realizadas a partir do próximo ano", disse Mário Freitas.
Conforme o presidente, serão implantadas 10 km de rede coletoras, três estações elevatórias de esgoto e uma estação de tratamento de esgotos (ETE), beneficiando aproximadamente 48.625 habitantes (14.735 ligações). "Queremos construir a ETE no alinhamento do Bairro Santa Rita, próximo ao Bairro Rui Coelho Gonçalves (Cohab), atravessando a BR116, em área lindeira ao Arroio do Conde.”
Na primeira etapa do tratamento, serão beneficiados os bairros Centro, Ermo, Colina, Parque 35, Paineiras, Engenho e Fátima. “Após o término das obras, o município passará de praticamente zero na coleta e tratamento de esgotos para 60%. Um dos mais altos percentuais do Rio Grande do Sul", destacou Mário Freitas, acrescentando que a previsão para o início das obras deverá ser em março de 2008.
Conforme o presidente, o projeto executivo já foi encaminhado ao BNDES aguardando apenas a aprovação. "Amanhã, terça-feira (18/12), às 16 horas, haverá uma audiência pública na Câmara de Vereadores com os técnicos da Corsan para apresentar o projeto executivo de esgotos da cidade e mostrar o que a Companhia irá investir na área de esgotamento sanitário".
Participou da reunião, representando o secretário Marco Alba, o chefe de gabinete Juvir Costella.
(Ascom Governo do Estado do RS, 17/12/2007)