A Comissão Especial da Assembléia Legislativa para acompanhar projetos de Florestamento e Reflorestamento Comercial no Rio Grande do Sul, por proposição do vice-presidente, deputado José Sperotto (DEM), realizou nesta segunda-feira (17/12), na Câmara de Vereadores de Barra do Ribeiro, na Região Centro-Sul, a última audiência de 2007 onde foi debatida a situação atual das plantações, licenciamentos ambientais, atividades do setor florestal, número de empregos gerados e principais reivindicações do setor. Na oportunidade o professor da UFSM e assessor técnico da Sedai, Doadi Antônio Brena, ministrou palestra com o tema: "Programa Florestal Indústria/RS". À tarde, a Comissão realizou visita técnica ao viveiro da Tecnoplanta Florestal, empresa que produz 80 milhões mudas/ano de eucaliptos para a Aracruz Celulose e gera mais de 750 empregos.
A audiência foi presidida pelo deputado Sperotto e contou com a participação dos deputados Nelson Härter, Miki Breier, Edson Brum e Rossano Gonçalves. Presentes também o vice-prefeito de Barra do Ribeiro, Rudinei Menegotto da Silveira (PT), o prefeito de Butiá, Nelson Magagnin Filho (PT), representando o presidente da Câmara barrense, o vereador Jairo Duarte (PSDB), o secretário de Desenvolvimento de Guaíba, Victorio Menegotto, entre outras autoridades, empresários e líderes rurais e comunitários.
Desde a instalação em 18 de setembro, foram realizadas audiências em Mostardas (Litoral), Rio Pardo (Centro), Santana do Livramento (Fronteira), Bento Gonçalves (Serra), Alegrete (Fronteira Oeste), Butiá (Carbonífera), São Gabriel (Campanha), Piratini e Pedro Osório (Zona Sul). O relatório final dos trabalhos será apresentado no mês de fevereiro de 2008.
A Comissão especial é formada pelos deputados: Marco Peixoto (presidente - PP), José Sperotto (vice-presidente - DEM), Nelson Härter (relator - PMDB), Miki Breier (PSB), Pedro Pereira (PSDB), Edson Brum (PMDB), Rossano Gonçalves (PDT) e Cassiá Carpes (PTB).
(Por Nilton Santos, Agência de Notícias AL-RS, 17/12/2007)